Início > Charlatanismo > O Segredo

O Segredo

Infelizmente eu assisti o “documentário” “O Segredo” mais para ter o que falar mal.

Vou começar explicando o porque das aspas acima. A primeira é porque, na verdade, o filme não é bem um documentário, é uma grande propagandapara se comprar o livro. A segunda se deve ao fato que, de segredo, o filme não tem nada.

“O Segredo”, segundo seus autores, é algo simplese que “tá na cara e ninguém vê”. Eles o chamam de “lei da atração”. Atentem bem ao nome LEI, como se fosse uma imposição imutável de algo.

Pois bem, os autores já baseiam toda teoria em uma crença, aceitando, desde o princípio, que existe essa “lei”. A tal “lei da atração” é a seguinte: seu pensamento é poderoso o suficiente para mudar todo o UNIVERSO, fazendo com que o UNIVERSO se adapte a suas pretensões.Os autores ainda dizem que isso tem fundamentação científica, dizendo que está comprovado cientificamente que o cérebro humano “emite sinais magnéticos”. Não é bem assim.

“Você é o ímã mais poderoso do Universo! Você contém uma força magnética dentro de si mais poderosa do que qualquer coisa neste mundo, emitida por seus pensamentos.”

Vejam como funciona uma pseudociência: nossas células nervosas, os neurônios, se polarizam e despolarizam eletricamente na ordem de 9 mEV (mili eletron-volts), ou seja, uma coisa ínfima. Isso não “gera” uma onda nem nada do gênero, é uma despolarização para que se passe o impulso nervoso ao longo da célula. Os mais exagerados estimam  que nosso cérebro, como um todo, pode chegar a gerar 10 watts de potência. Essa atividade cerebral pode ser medida por aparelhos de eletroencefalograma, que as traduz em forma de ondas. Enfim, o nosso cérebro não emite nem ondas, nem pulsos, nem freqüências, nem nada do gênero, nosso cérebro não EMITE nada, eleé  apenas um órgão. As ondas são traduções da máquina representando graficamente a freqüência em hertz para que possamos compreendê-las e estudá-las.

Podemos observar como os fatos científicos são distorcidos no livro:

“…um pensamento tem uma freqüência. Nós podemos medir um pensamento.”

“Os pensamentos enviam o sinal magnético que atrai esse paralelo para você.”

“Os pensamentos são magnéticos, e os pensamentos têm uma freqüência. Quando você pensa, emite para o Universo pensamentos que atraem magneticamente todas as coisas semelhantes que estejam na mesma freqüência.Tudo o que é emitido retorna à fonte. E essa fonte é Você.”

Veja bem, o pensamento entra na história porque pensamos graças ao cérebro e o cérebro possui neurônios que são capazes de passar e processar informações nervosas, além de podermos medir a freqüência através de ondas traduzidas pelo aparelho. Então já se sentem na liberdade de manipular as informações e dizer que medimos PENSAMENTOS. Isso é mentira, não é possível “medir um pensamento”, como já disse, podemos medir algumas freqüências que são divididas em quatro categorias, as ondas alfa, beta, teta e delta. É óbvio que há mensurações finas dentro de cada categoria e podemos identificar alguns estados do cérebro, mas não é possível medir um pensamento, muito menos especificar que pensamento é em determinada mensuração. Também tomam a liberdade de INVENTAR que o pensamento ENVIA UM SINAL MAGNÉTICO!!! Podemos ver que o livro não possui nenhuma referência bibliográfica, nada! Apenas faz afirmações ridículas e absurdas a esmo. A partir daí já chutam o balde de vez, dizendo que, por ser MAGNÉTICO, o pensamento ATRAI coisas semelhantes que estejam na MESMA FREQÜÊNCIA. Ou seja, já desmaterializam tudo! agora o PENSAMENTO ATRAI MAGNETICAMENTE ACONTECIMENTOS FUTUROS!!! Será que ninguém percebe o absurdo disso??? Há uma manipulação de dados inacreditável aqui. Mas os autores não param por aí. Eles explicam dizendo que esses “sinais magnéticos” que o nosso pensamento “emite” são “captados” pelo UNIVERSO!!! Mas espere, como nos comerciais da polishop,TEM MAIS! Ao adquirir um pensamento que emite sinais magnéticos que sãocaptados pelo universo você leva inteiramente grátis a bondade do UNIVERSO DE SE ADEQUAR ÀQUILO QUE VC QUER QUE ACONTEÇA!!!!!!!!!!!!!

Como eles justificam isso? Com a frase do “famoso quem” Charles Haanel, um dos primeiros autores de auto-ajuda…

“As vibrações das forças mentais são as mais sutis e, conseqüentemente, as mais poderosas que existem”

O que??? Essa é a coisa mais ridícula que eu já li na minha vida! as VIBRAÇÕES (já virou vibração) das FORÇAS MENTAIS são as mais sutis e, CONSEQÜENTEMENTE (??????????????????????), as mais poderosas que existem. CONSEQÜENTEMENTE??? CONSEQÜENTEMENTE???????????????????

Bom, mas a coisa ainda não acaba aí. Querem dar um golpe final. Depois de tudo isso dizem que a inventada “lei da atração” não reconhece, não “computa”, um não! Ou seja, ela dá o que você quer e o que você NÃO QUER. Dizem isso postulando que é uma “lei natural” e não distingüe o bom do mau! QUE MERDA É ESSA!?!?!?!?!?!?!?!? Como tem gente que acredita nessa porcaria??????? Quanta invenção! Eles CRIAM uma idéia ABSURDA do NADA e a tomam como verdade para basear MAIS IDÉIAS ABSURDAS INVENTADAS! Que base tem isso??? O que é parecido com isso???

Como não há base nenhuma para o livro/documentário se apoiar, eles pegam pessoas que superaram um problema de exemplo para tentar mostrar que essa balbúrdia é verídica, no melhor estilo publicidade evangélica. “Eu descobri o segredo e hoje tenho uma mansão de 4 milhões de dólares”, diz um deles…

Faça-me favor.

Ainda dizem que Platão, Shakespeare, Newton, Hugo,Beethoven, Lincoln, Emerson, Edison e Einstein só obtiveram sucesso porque sabiam do “segredo”… Cadê as fontes???

Afirmar realmente é muito fácil, inventar uma merda para milhões acreditarem parece ser mais fácil ainda. Principalmente hoje, que parece que quanto mais a ciência e a tecnologia avança mais a população fica imbecil.

Bom, na verdade, o segredo mesmo é inventar esses absurdos e escrever livros e gravar pseudo-documentários para que fiquemos ricos às custas dos outros.

Visite o blog completo

Confira o CONTEÚDO DO BLOG por ordem de popularidade

Anúncios
Categorias:Charlatanismo
  1. silvio
    março 31, 2012 às 10:54

    a mano se ta por fora ja li varias materias que falam q nosso cerebro emite frequencias, poderia me dizer a fonte q diz q nao emite?

    • girsaum
      abril 1, 2012 às 21:29

      Por favor me mostre as fontes que diz que emite. Eu expliquei no texto a farsa do “emitir”…

  2. Prof.Rocha( Adelino )
    dezembro 28, 2014 às 13:51

    Companheiros, a verdade é uma só,

    que o pensamento é Poderoso,isto é indiscutivel,e consequentemente,a sugestão,e ou autosugestão.

    • girsaum
      março 3, 2015 às 10:35

      Uma coisa é nos ajustarmos sendo otimistas e ganhar confiança para ousar em nossas vidas, o que não faríamos com um discurso derrotista. Daí a afirmar o que se afirma nesse embuste….

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: