Início > Literatura, Livros que Li > Livros que Li: A Luneta Âmbar (Trilogia Fronteiras do Universo)

Livros que Li: A Luneta Âmbar (Trilogia Fronteiras do Universo)

Já comentei AQUI sobre o primeiro e AQUI sobre o segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo, escrita pelo inglês Philip Pullman. Nesse post comentarei sobre o terceiro livro.

No derradeiro capítulo da trilogia temos a história praticamente inteira em si. A história começa a ficar tão grande e complexa que, quando estava lendo, eu fiquei com medo que o autor ficasse menor que a história e não pudesse lhe dar um final digno. Ledo engano (ainda bem), Pullman vai aos poucos juntando os pontos que estavam soltos desde o primeiro livro, passando pelo segundo, ao mesmo tempo em que vai formando um mistério a respeito do universo que criou.

Lyra e Will começam a amadurecer em “A Luneta Âmbar”, personagens antigos começam a ter importante papel na trama. Reside nesse livro uma elucidação dos fatos e da estrutura da vida, da matéria, dos seres e tudo mais que existe e interfere na vida que pode desagradar as pessoas mais religiosas. Entretanto devemos ter em mente que o livro é uma ficção e nada mais, ninguém vai pensar que a estrutura do universo seja realmente dessa maneira.

Desde o começo da trama, o ritmo é empolgante, e acontecimentos anteriores que parecia despretensiosas nos outros volumes, e até mesmo neste, mostram ter valor importante numa trama que vai se fechando e ligando todos os pontos de uma maneira espetacular e de grande imaginação. Os protagonistas, crescidos, transbordam carisma e todos personagens têm um final digno da história, que foge da dualidade do “bem” e do “mal”.

É complicado falar sem entregar. Só me resta recomendar também o terceiro volume que, na minha opinião, é disparado o melhor dos três. E lembre-se, esqueça o filme, não estrague a verdadeira história.

Leia sobre o volume 1:  Bússola de Ouro.

Leia sobre o volume 2: A Faca Sutil.

HOME

Confira o CONTEÚDO DO BLOG por ordem de popularidade.

Veja mais críticas

Anúncios
  1. geizy
    junho 23, 2012 às 22:14

    gostei mutissimo dos comentarios, fieis as obras.

  2. Flavia Tofoli
    julho 11, 2012 às 16:54

    tive muita decepção ao ler o ultimo livro da trilogia, pois a capitolos extremamente monótonos e um final que deixa a desejar.

  3. andressa
    julho 17, 2012 às 19:59

    A triologia é muito legal, só que o final é sem graça

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: